Agave Dragão (Agave attenuata)

De folhagem exuberante, essa suculenta verde clara originária do México é muito utilizada no paisagismo. Exótica, é perfeita para jardins tropicais e geometricos. 


Nome popular: Agave Dragão
Nome científico: Agave attenuata
Família: Agavaceae
Origem: México
Ciclo de vida: Perene

Folha: De folhas grossas e coloração verde-clara acinzentada , são largas na base e com a ponta seca, que parece um espinho, estão dispostas em forma de roseta basal.

Crescimento da planta: Mais de 1 metro de altura e 1,50 metros de diâmetro. O crescimento da planta é de lento a moderado.

Quando da frutos: Devido às mudanças climáticas, a época de frutificação se tornam incertas.

Frutos: Da espiga florida nascem os frutos, que são numerosos bulbilhos (filhotes), após isso a planta mãe começa a morrer.

Quando da flores: Devido às mudanças climáticas, a época de floração se tornam incertas.

Flores: Depois de adulta, costuma dar uma única florada, uma espiga de flores que se curva com o peso , chega a ter até 5 metros de comprimento.

Como adubar essa planta: ➜ No plantio misturar areia grossa e fertilizantes orgânicos com a terra retirada da cova. Caso não tenha adubo orgânico pode-se utilizar adubo NPK fórmula 10-10-10. ➜ Para manutenção aplicar NPK 10-10-10 ao redor da planta, sempre mantendo uma distância entre o adubo e caule.
Como regar essa planta: Regar 1 vez por semana, se necessário. A planta resiste a solos mais secos e não gosta de água em excesso.
Vai em qual clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima: Tropical
Aceita poda? - Não há necessidade de poda, apenas a retirada de brotos, deixando uma planta única se assim for a preferência de quem cultiva.
Vai na sombra? - Sol pleno
Vai bem com outras plantas? Muito usada em paisagismo pela beleza de suas folhas que formam uma roseta verde-clara contrastando com o verde da grama ou em composição com outras plantas.
Altura das mudas: 50 cm
Pragas: É geralmente livres de pragas e doenças.