Um Samp faz realmente alguma diferença significativa? veja e descubra.

Resposta de: Samuel Aragão Matos = Sim Faz total de diferença, a primeira diferença que faz é que o seu aquário não fica com a matéria orgânica na água do mesmo se deteriorando ainda mais, 

Uma Breve Explicação Mais Afundo


Em primeiro lugar, o que é uma Sump e para que serve? Uma Sump é um filtro. Como um bom filtro este deve fazer uma filtragem mecânica e uma filtragem biológica.
Por filtragem mecânica entenda-se a retenção de partículas em suspensão quer elas sejam bocados de areia mais leves, detritos vários, peixes mortos, folhas mortas, ou fezes de peixe e restantes animais.
Por filtragem biológica entenda-se a capacidade de determinado meio de transformar os poluentes da água em algo menos poluente. O normal é Amónia - Nitrito - Nitrato.
Além de ser um filtro, a Sump serve para facilitar a manutenção do mesmo e aumentar o volume total de água do sistema, permitindo uma maior diluição dos poluentes dissolvidos.
A Sump é normalmente utilizada para filtrar cargas grandes onde um filtro normal não teria capacidade de resposta.
Como também se torna um bom meio filtrante e económico, é cada vez mais usada em pequenos sistemas.
Independentemente do tamanho, a sua construção e sempre igual para agua doce, a única diferença e o tamanho dos compartimentos para as filtrantes que vai aumentando consoante a carga total do sistema.

Quantas partes devem ter uma Sump?
Na minha opinião uma Sump deve ser constituída em 4 fases distintas, podendo estas ser subdivididas:
1º Entrada de água e filtro de decantação.
Nesta primeira fase é onde recebemos a água do aquário. No fundo desta secção vão ficar depositados os sedimentos mais pesados. Ao fazer a troca de água, é esta secção que deve ser aspirada.

2º Filtragem mecânica
Nesta fase pode ser constituída por 1, 2, 3 ou mais secções.
Gosto de construir quando tenho espaço, três secções de filtragem mecânica, mas na verdade duas são perfeitamente suficientes. Apenas uma também pode ser usada, mas obrigará a uma manutenção mais frequente.

3º Filtragem biológica
Nesta fase, com maior área, é destinada ao stock de biobolas, cerâmicas, leca, etc.
Esta secção gosto de a regar por chuveiro, mas não é obrigatório que assim seja. Basta que tenha sempre uma boa dose de matérias filtrantes submersas para funcionar.
Ao funcionar como seco/húmido, há uma maior oxigenação das bactérias, teoricamente terá um funcionamento melhor. Não tenho forma de o provar, no entanto sempre que posso coloco um seco/húmido.

4º Retorno de água

Nesta fase tem a bomba. Pode o sistema ser aumentado neste ponto com uma lâmpada UV com um retorno de baixo caudal directo á entrada da Sump, na fase 1.
Este aumento pode ser feito quer com uma segunda bomba de caudal muito pequeno, quer com uma derivação na canalização principal e uma torneira para se regular o caudal desejado. No caso de se optar por uma segunda bomba, esta deve ser colocada nesta fase.

Como Funciona um Samp Veja no Vídeo abaixo da Brasil Jumbo.


Estamos Com Nosso Grupo no Whatsapp AQUARISMO THE-PI-MA Dono Leandro de Lima deseja entrar - 86 8814-0301