Como sifonar o aquário, Cuidado com a Sucção dos Peixes Principalmente de Kinguios.

A sifonagem de aquários, consiste em uma técnica de remover sujeiras do fundo, evitando que estes fiquem acumulados e acabem causando um surto de amônia entre outros problemas.
Muitos consideram esta uma tarefa bastante complicada. Muito trabalhosa. Chão molhado. Fora outras coisas como por exemplo engolir água do aquário.

Cuidados Ao Sifonar Seu Aquário 
Quando fazemos a sifonagem de aquários a principal tarefa é o cuidado, com os seus peixinhos, principalmente quem cria KINGUIOS E OS TELESCOPIOS, cuidado para não sugar-los pois o olho desses peixes costumam ser estufado ou grandes, e são também muito frágil, já aconteceu casos em nosso grupo no whatsapp de um colega sugar um animalzinho desses e veio a perder um dos olhos como mostra na foto abai 
Este bichinho está agora aos cuidados do nosso amigo Leandro de Lima

Em fim a sifonagem não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja o vídeo abaixo e saiba como é fácil e prático.


Outros Cuidados

A maioria dos amigos que conheço movimenta o sifão em círculos ou balançado o mesmo próximo do substrato, para “levantar poeira” do fundo e assim poder sugá-la para fora do tanque. A ponta do sifão não deve ser enterrada no substrato, nem pode entupir com pedras ou folhas, pois a água vai parar de sair. Por isso, é importante a escolha do substrato, para evitar problemas (por exemplo, a retirada do solo das plantas). Existe à venda um tipo de sifão com uma espécie de copinho na ponta, para evitar que se sifone o fundo. Esses materiais são práticos e úteis, mas há quem faça seus sifões caseiros, colocando como copinho, por exemplo, a ponta cortada de uma garrafa de água mineral pequena, com a tampa furada na medida da mangueira. Esse tipo de sifão é útil, também, no caso de haver muitas plantas no fundo. Um método próprio que ajuda na sifonagem de aquários pequenos é, com um recipiente de meio litro ou pouco mais, despejar água (do próprio aquário ou um pouco de água nova) nos locais de difícil acesso, para levantar os detritos, e assim aproveitar para sugá-los com a mangueira. Isso pode ser feito, em aquários maiores e mais fundos, com um pequeno jato de mangueira (nos locais mais sujos) e ao mesmo tempo, ir fazendo a sifonagem com o sifão (até retirar o volume estipulado). Mas é preciso ter cuidado, pois essa brincadeira de sifonar não deve retirar mais de 1/3 da água do tanque, nem deve sugar peixes e alevinos. No meu caso, aproveito esse momento para retirar excesso de pequenos caramujos, quando esses animais proliferaram além da conta. Também, a água de reposição deverá estar a dois dias em descanso, por precaução do cloro. Bem, se esse texto servir para ajudar os companheiros de hobby, já terá cumprido seu papel neste Fórum. Sucesso a todos!